Salário mínimo 2026
O salário mínimo é de R$ 1.621,00 por mês desde 1º de janeiro de 2026, pelo Decreto 12.797/2025. Por dia, são R$ 54,04, e por hora, R$ 7,37.
Conferido nas fontes em 09/11/2026.
Os valores em vigor
| Por mês | R$ 1.621,00 |
|---|---|
| Por dia | R$ 54,04 |
| Por hora | R$ 7,37 |
A norma e as fontes
- Norma: Decreto 12.797/2025, art. 1º e parágrafo único.
- Fonte: planalto.gov.br (Prova A: Texto do próprio ato; Lido em 09/11/2026)
“A partir de 1º de janeiro de 2026, o valor do salário mínimo será de R$ 1.621,00 (mil seiscentos e vinte e um reais). Parágrafo único. Em decorrência do disposto no caput, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 54,04 (cinquenta e quatro reais e quatro centavos) e o valor horário, a R$ 7,37 (sete reais e trinta e sete centavos).”
Conferido nas fontes: a Otimiza.pro leu o valor na fonte oficial citada, e o trecho que o prova aparece junto de cada fonte. Revisado: o time trabalhista e fiscal da Otimiza.pro revisou o registro.
O histórico
| Vigência | Valor | Norma |
|---|---|---|
| de 01/01/2025 a 31/12/2025 | R$ 1.518,00 | Decreto 12.342/2024 |
Como citar
Fonte: Otimiza.pro, Base Nacional de Dados Trabalhistas e Fiscais, versão 2026.11.09.3. https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/salario-minimo
Para sistemas e IAs
Os dados desta página em JSON: https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/dados/salario-minimo.json. Pela API, o valor que vale em qualquer data: https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/api/v1/itens/salario-minimo?data=AAAA-MM-DD. Pelo servidor MCP, para agentes de IA: https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/mcp.
Veja também
A Otimiza.pro consolida as fontes oficiais. A fonte oficial de cada valor é a norma que o fixa. A base informa o que a norma diz e não substitui o contador nem o advogado da sua empresa.