Seguro-desemprego 2026
Desde 11 de janeiro de 2026, a parcela do seguro-desemprego vai de R$ 1.621,00, o salário mínimo, a R$ 2.518,65, conforme o salário médio dos três meses anteriores à dispensa.
Conferido nas fontes em 09/11/2026.
Os valores em vigor
| Salário médio dos 3 meses antes da dispensa | Parcela |
|---|---|
| até R$ 2.222,17 | 80% do salário médio |
| de R$ 2.222,18 a R$ 3.703,99 | o que passar de R$ 2.222,17 vezes 0,5, mais R$ 1.777,74 |
| acima de R$ 3.703,99 | R$ 2.518,65, fixo |
| Parcela mínima | o salário mínimo, R$ 1.621,00 |
|---|---|
| Parcela máxima | R$ 2.518,65 |
A norma e as fontes
- Norma: Lei 7.998/1990, art. 5º, § 2º (a parcela não é menor que o salário mínimo).
- Norma: Resolução do Codefat 957/2022, art. 17 (as três faixas, e um salário mínimo nas modalidades empregado doméstico, trabalhador resgatado e pescador artesanal) e art. 19 (atualização anual das faixas pelo INPC).
- Fonte: gov.br (Prova B: Página oficial que reproduz o ato; Lido em 09/11/2026)
“O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a tabela anual utilizada para o cálculo dos valores de pagamento do benefício do Seguro-Desemprego, com vigência a partir de 11 de janeiro de 2026.”
- Fonte: gov.br (Prova B: Página oficial que reproduz o ato; Lido em 09/11/2026)
“Até R$ 2.222,17 - Multiplica-se o salário médio por 0,8 · De R$ 2.222,18 até R$ 3.703,99 - O que exceder a R$ 2.222,17 multiplica-se por 0,5 e soma-se com R$ 1.777,74 · Acima de R$ 3.703,99 - O valor será invariável de R$ 2.518,65”
- Fonte: planalto.gov.br (Prova A: Texto do próprio ato; Lido em 09/11/2026)
“§ 2º O valor do benefício não poderá ser inferior ao valor do salário mínimo.”
- Fonte: in.gov.br (Prova A: Texto do próprio ato; Lido em 09/11/2026)
“Art. 19. O reajuste das três faixas salariais necessárias ao cálculo do valor do benefício seguro-desemprego, de que tratam os incisos I, II e III do art. 17 desta Resolução, para os anos subsequentes à publicação desta Resolução, observará a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, calculado e divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, acumulada nos doze meses anteriores ao mês de reajuste. · § 1º A divulgação dos valores das três faixas salariais reajustadas na forma do caput do artigo, para fins do seguro-desemprego, caberá à Secretaria de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência.”
- Fonte: in.gov.br (Prova A: Texto do próprio ato; Lido em 09/11/2026)
“Art. 17. O valor do benefício seguro-desemprego nas modalidades trabalhador formal e bolsa de qualificação profissional será calculado segundo três faixas salariais, observados os seguintes critérios: [...] § 3º O valor do benefício seguro-desemprego nas modalidades empregado doméstico, trabalhador resgatado e pescador artesanal corresponde ao valor de um salário-mínimo vigente à época do pagamento.”
Conferido nas fontes: a Otimiza.pro leu o valor na fonte oficial citada, e o trecho que o prova aparece junto de cada fonte. Revisado: o time trabalhista e fiscal da Otimiza.pro revisou o registro.
O histórico
| Vigência | Valor | Norma |
|---|---|---|
| de 11/01/2025 a 10/01/2026 | até R$ 2.424,11 | Lei 7.998/1990 |
Como citar
Fonte: Otimiza.pro, Base Nacional de Dados Trabalhistas e Fiscais, versão 2026.11.09.3. https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/seguro-desemprego
Para sistemas e IAs
Os dados desta página em JSON: https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/dados/seguro-desemprego.json. Pela API, o valor que vale em qualquer data: https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/api/v1/itens/seguro-desemprego?data=AAAA-MM-DD. Pelo servidor MCP, para agentes de IA: https://otimizapro.com/trabalhista-fiscal/mcp.
Veja também
A Otimiza.pro consolida as fontes oficiais. A fonte oficial de cada valor é a norma que o fixa. A base informa o que a norma diz e não substitui o contador nem o advogado da sua empresa.